...

Signos de Terra

Grande Trígono de Terra

O grande trígono de Terra que se forma por ocasião da passagem de Urano em Touro, acontece unindo as gerações de 63 à 68 com as gerações de 87 à 90. Os nascidos nos anos 60 possuem Urano conjunto com Plutão em Virgem (terra), pertencem a uma geração bombástica que revolucionou drasticamente os costumes, de modo a trazer para a realidade diária grande parte dessa liberação que temos hoje estabelecida no mundo. A nossa forma de nos relacionarmos, trabalharmos, consumirmos, esse tanto de possibilidades que temos hoje em dia, que virou um excesso. Trouxe essa intensidade excessiva plutônica e a instantaneidade uraniana, tudo pode! Virgem é um signo que tem muito a ver com isso; trabalho, tecnologia, produção, alimentação e saúde.

Já a geração dos anos 80 com Urano, Netuno e Saturno em Capricórnio possui outro viés que tem mais a ver com responsabilidade, comando, política, estruturas sistêmicas mais amplas, porém mais rígidas na sua forma. Essa geração tem o potencial de modificar, renovar e construir novas estruturas, em que pesem as confusões e fantasias netunianas que podem estabelecer um caos. Mas é bom não esquecer que o caos é sempre necessário! Pois agora estamos no centro dele!

Quando Urano chega em Touro toca essas duas gerações virgem/capricórnio de uma forma fluída e harmônica. Isso pode significar um grande avanço na forma de estarmos no mundo, que já está acontecendo! Quem possui um olhar mais aberto e atento consegue perceber claramente esse momento. Consegue distinguir que a crise atual não é uma mera conjuntura de forças políticas, de interesses, de disputas pelo poder econômico e status. Que não é uma crise passageira, que matar a fome não é uma questão de produzir alimentos para todos. A questão aqui tem a ver com um final de ciclo, de uma certa forma tem a ver com “morrer para o velho”, com soltar e desapegar numa instância muito profunda, que dói bastante porque exige honestidade emocional. É o término de um padrão de se viver. Claro, muita gente pode não distinguir isso, há o apego, a acomodação (touro). Urano na astrologia é o movimento para fora da zona de conforto, é o desapego, provoca esse soltar e o fluir. Não tem uma preocupação mercadológica, não vê a natureza sem um sentido ou meramente como mercadoria. Assim, já é possível observar no dia a dia essa outra lógica acontecendo. Cada vez mais pessoas se dão conta que ....já não dá mais como era antes! Que precisam pular fora de um barco furado que afunda rapidamente, e que todos estamos nele! Então começam a pedir demissão, encerram firmas, vendem suas casas enormes e vazias, começam a se desapegar aos poucos dos seus acúmulos. Saem em viagens, entram em grupos terapêuticos, fazem um ano sabático. Há esse movimento cada vez mais intenso. E sim, teremos que lidar com as estruturas que ficam para trás, que representa o passado que não volta. Muitos já não consomem tanto, não porque não podem comprar, mas porque já não lhes faz mais sentido esse tipo de engano. O cotidiano está cheio de exemplos de iniciativas que vão se instalando por uma mudança pessoal interna.

Há uma grande crise institucional, na medida em que começa a não haver mais interesse na continuidade de um tipo de prática do poder que é praticamente contrário a manutenção da vida no planeta. E o desinteresse que está em pauta não é pejorativo na sua maioria, mas sim um vácuo, um parar para sentir onde se está e pensar um caminho. Perceber qual a nova lógica que se aproxima e como será a sequência na realidade cotidiana. Não é propriamente um desinteresse, mas uma auto preservação de uma potência pronta para atuar em uma direção mais valorosa, mais recheada de sentido e mais digna.

Essa dignidade está totalmente vinculada ao futuro uraniano que vem chegando, que está se formando em Touro. Menos formal, menos maquinal, menos imagem, menos defensivo, menos escravo do tempo. Ainda estamos acostumados a olhar para fora e deduzir que as coisas não estão bem, que nada está mudando, que já deveria estar diferente se as mudanças internas estão acontecendo. Sim, fazemos isso invariavelmente! Porém a questão é mudar para ver! É uma mudança na relação com o tempo (Saturno/Capricórnio), com o nosso tempo individual, a forma de estarmos no tempo e no espaço. O tempo e como lidamos com ele, está sendo um termômetro para medir a qualidade de Vida que temos.