LEÃO
Esse ano o Sol ingressa no signo de Leão formando um auspicioso grande trígono de fogo! Grandes trígonos são facilidades, capacidades, potenciais abertos e fluídos. No caso do fogo une o Sol em Leão, Kíron em Áries e a Lua em Sagitário. A energia de Leão, alegre bem humorada,ousada e apaixonada pode ser bem aplicada aos nossos processos terapêuticos kironianos. O calor do Sol ajuda na cura dos nossos impulsos, da nossa autoafirmação, nossa espontaneidade ariana. Urano já havia passado por Áries abrindo e renovando a relação dos indivíduos consigo mesmo, agora vem Kíron num processo de cura, de conexão com dores e feridas antigas que precisam de um outro olhar. Aí entra a luz e o calor do Sol leonino, ajudando a ter mais coragem e dignidade no contato consigo, trazendo um amor próprio mais potencializado. Lembrando sempre que no mito, o Sol adota Kíron e lhe ensina o gosto pela vida, despertando o centauro curador.
No terceiro ponto do triângulo está a Lua em Sagitário sensibilizando este signo visionário, ético, aberto e cheio de positividade. Pois a consciência Solar leonina se relaciona muito bem com essa Lua, integrando memórias, crenças e conceitos que precisam ser melhor compreendidos. Ao mesmo tempo o próprio Sol recebe o auxílio curativo e maternal para que possa integrar conflitos de ego ligados a quadratura que ele faz com Urano em Touro. Conflitos com valores conservadores, conflitos de poder, de ordem econômica. Essa necessidade de renovação não é muito fácil porque implica também em desapego. O Sol faz uma conjunção com a cabeça do dragão, a necessidade de se reconhecer melhor, de não depender sempre do reconhecimento de outro. Isso cria um fortalecimento de si mesmo e uma capacidade de afirmar-se, de poder contribuir com idéias novas, com o jeito próprio de estar no mundo.
Leão está sendo muito necessário para todos nós nesse momento confuso e sem direção que estamos vivendo. Reconhecer-se, fortalecer-se, ter a dignidade e a nobreza de confrontar um coletivo indiferenciado e doente, de não assimilar valores que não tem a ver consigo apenas para se sentir incluído. Leão está sendo muito necessário! Incorporar essa nobreza de espírito que sabe discernir intuitivamente que caminho seguir, mesmo em face de muita resistência externa! Os conflitos egóicos repetitivos não vão se resolver pelo convencimento, ou pela vitória de um dos lados. Cada um de nós precisa achar dentro de si esse lúmen leonino que traz o discernimento, que ilumina o si mesmo! Ultrapassar o medo incutido o tempo todo pelas mídias, as modas pasteurizadas pelos grandes conglomerados de consumo de massas. A coragem de Leão de assumir a si mesmo! Fazer frente a um imenso sistema, que neste momento controla uma massa de pessoas numa inconsciência ativa. Essa tarefa precisa da energia de Leão que vai criar um indivíduo mais fortalecido e mais criativo perante uma realidade imposta e pronta.