Para quem é, ou já foi, idealista, essa passagem do planeta Netuno em seu próprio signo de Peixes é impressionante. Mostra um momento em que se percebe inúmeras realidades. Vale ler o artigo do professor e pesquisador Castro Rocha para o Estado de Minas onde ele aponta para um “laboratório de criação de realidade paralela”. Acho que pode ser até “realidades paralelas”.
Netuno rege a criatividade, a imaginação, ou o delírio e a fantasia; a dedicação e a solicitude, ou o masoquismo e a martirização; a capacidade de identificar-se com outras pessoas e ter compaixão e empatia, ou a super identificação onde os limites do ego ficam indistintos. Netuno tem a ver com os estados alterados de consciência. O professor fala em “dissonância cognitiva coletiva” e isso pode ser aplicado a diversas áreas da vida.
Netuno evidencia uma vulnerabilidade de consciência, quando acreditamos em qualquer coisa e criamos uma realidade paralela. Não há mais discernimento, não há mais direção, é um “tudo pode” altamente confuso que é usado, inclusive, para afirmar uma liberdade pessoal que, nesse contexto, já nem existe mais!
O eclipse lunar acontece no grau 16 de Touro em conjunção exata com Urano. Lua conjunta com Urano, que representa a necessidade de abertura para que possa existir renovação. Traz um componente anímico, deixar vir o que está ali dentro da alma. Urano não é Saturno, portanto não julga, não reprime, não constrói, apenas abre espaço para que algo passe. Há muito que estamos dissociados emocionalmente, tentamos ser racionais em tudo, algoritmos sem noção emocional. Porém, para que possa haver uma pacificação pessoal interna e posteriormente coletiva, talvez seja necessária essa liberação, deixar sair o que ficou represado. Não conseguimos nos pacificar coletivamente sem essa reconexão emocional, é algo muito interno e sensível. Passa por um reconhecimento e um auto cuidado, ultrapassar as dúvidas mentais de sempre, suportar a dissociação projetada.
Urano também tem a ver com uma lucidez que vai além da mente racional acostumada a ter, ou buscar coerência. A coerência agora é outra! Bem outra!
O eclipse potencializa o emocional e traz consigo memórias paranoicas e defensivas ainda muito presas aos formatos de controle e certeza. Novos valores (touro) são difíceis de assimilar, levam tempo (saturno), é preciso sentir-se seguro por dentro. Aí entra essa lucidez emocional necessária, por isso ser Amigo e cuidar.
Agora temos uma chance, uma boa chance de nos superarmos, de irmos além do que éramos até então. Essa chance está disponível, requer apenas não repetir, tornar-se menos previsível, ter outra ideia, outra imagem daqueles com quem convivemos, dar espaço, soltar. A distância saudável que Saturno em Aquário nos pede, é reagir menos, é agir em conexão, é poder conhecer, entender e escolher por si mesmo. Conectemos!