Kíron em Áries
Verdade individual
Agora no final do Ano Astrológico, é possível que estejamos nos sentindo cansados e fracos e sem muita energia ou iniciativa para seguir algum projeto, flutuando entre ter que fazer e largar. Esse sentimento se intensifica pela presença de Kíron, o arquétipo do centauro ferido junto ao Sol em Áries. Há uma baixa energética inicial quando Kíron se encontra em Áries. A sensação de ferida em nossa iniciativa vem de um medo de voltar a um lugar que prende, que sufoca e que nos deixa dependentes demais, ou fracos demais. São lembranças de situações do passado e temos receio de repeti-las. Isso cria uma pressa imediata, uma agitação e às vezes uma agressividade descontrolada, que é uma reação a essa falta de ação e decisão.
É importante perceber que a função de Kíron nos mapas é proceder uma cura intensa a partir do contato com os sentimentos e instintos que foram bloqueados ou desviados, racionalizados. A presença dele sobre o próprio Sol em Áries é absolutamente necessária nesse momento.
Áries é o signo do Ser e o Sol é como o coração em nosso corpo. Curar o Sol em Áries pode significar trazer de volta uma confiança, um contato com o ser interior, o dentro de si mesmo. É um exercício de uma espontaneidade curativa, do estar presente nas situações, não procurar evitar algo que esteja ali, não sair correndo adiante sem sentir nada, sair da voracidade veloz do não contato, não racionalizar defensivamente. É preciso ter uma postura verdadeiramente individual, um ser e estar ali sem premeditar nada, ter uma ação pura e desinteressada. Esse tipo de postura, que atualmente está completamente ausente e coberta por camadas de auto enganos, cria uma transformação tremenda em seu entorno, na relação com os fatos em nossas vidas. Áries enquanto signo do Fogo, está voltado para dentro, é intuitivo e Kiron traz de volta a condição de olhar para dentro de si mesmo, ver o que é seu. Alterar o padrão de negatividade que está ao redor a partir de uma positividade interna, um acreditar com confiança no si mesmo.
Uma das questões mais doentes em nossa coletividade é o aspecto masculino. Kiron em Áries cria a possibilidade da cura desse masculino dentro de nós. Devolve ao guerreiro a espada da espontaneidade, sem rancor, direto, franco, com a coragem da pureza. Esse processo acontecendo no Ser leva ao contato com o outro, leva a um compartilhar, a uma nova percepção relacional. A cura nas entranhas do individuo cria outro tipo de necessidade, de valor, de alteridade.
Urano já havia passado por Áries nos últimos 7 anos, abrindo esse Ser a um novo olhar sobre si mesmo, desobstruindo de forma intensa camadas de entulhos internos. Kiron agora adentra nesse espaço aberto com toda a sua magia, sua sensibilidade, sua capacidade terapêutica. É um momento de conexão profunda com dores, é poder lidar com a a própria agressividade sem desvios, é a limpeza das feridas, um tempo adequado, é chegar a um canto de pacificação e contato interno para que se desenvolva a coragem de ser seu próprio Sol que aquece e constrói a nova Vida.